Noir francês

A lua na sarjeta (La lune dans le caniveau, 1983), David Goodis por Jean-Jacques Beineix.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VERONICA MARS

No relato policial clássico, o crime em geral é uma excentricidade, um capricho do caráter, oriundo de uma mente excepcional ou doentia, e cabe ao detetive desvendar o delito e esclarecer os motivos por que seu autor o praticou; não raro sem sair de seu escritório ou sua biblioteca, legando a outros, sem falsa modéstia, a honra de prender o facínora. No relato policial de ação, por sua vez, o crime está nas ruas, na vida cotidiana, e envolve qualquer pessoa, inclusive o detetive, que não está livre de ambição por dinheiro ou poder, nem de se apaixonar por uma linda mulher, que o levará ao coração do crime ou o fará cometê-lo, por amor. Já em Veronica Mars, série policial de tevê, em sua primeira temporada, houve um duplo deslocamento: o crime nem é uma excentricidade nem está nas ruas, no calor das relações. O crime está na escola e na família. Ou seja, educamos duplamente nossos filhos para o crime: instintivamente na família e formalmente na escola. Logo no primeiro episódio sabemos que Veronica Mars (interpretada por Kristen Bell), de apenas 17 anos, perdeu a virgindade "para alguém", quando estava "apagada", numa noite de drogas na casa de uma colega de escola, e que, não muito depois, sua melhor amiga, Lilly, irmã do seu namorado na época, foi assassinada. Agora, ela tem dois motivos bem pessoais para auxiliar seu pai na agência de detetives que ele montou ao ser demitido do cargo de xerife: descobrir quem a estuprou e encontrar o assassino de Lilly. Sua ação como investigadora, daí por diante, vai se dividir em dois cenários: a escola em que estuda, abarrotada de jovens ricos, e as casas de suas famílias, tão afeitas ao crime quanto as piores famílias da Máfia. A série mescla policial de enigma com policial de ação e faz da jovem Veronica Mars uma heroína precoce. Recheada de citações e homenagens aos clássicos americanos da série noire, como Hammett e Chandler, e ambientada na cidade de Neptune, California, Veronica Mars é uma série cativante, inteligente, ousada (esteticamente, inclusive) e a prova visível de que o gênero policial, seja no cinema, na literatura ou na tevê, pode se renovar por muitas trilhas e surpreendentes desvios.

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